sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Criados para o Amor

Muito ouvimos falar do amor, desejamos ate mesmo ouvir palavras de amor, mas vejo esses dias que Deus tem buscado me ensinar na pratica o amor, o que é amor, como ele acontece. Entendo que estou muito longe de alcançar a profundidade total do amor, pois que ele é como a profundidade dos mares, ainda nao alcançado em totalidade pelo homem. A própria palavra nos garante que agora conhecemos em parte, como um reflexo obscuro mas  entendo que Deus esta me levando a um mergulho um pouco mais profundo.

 A  biblia diz que Deus é amor, entao nada melhor para se aprender sobre amor do que buscar conhecer a Deus,   e Deus se revelou em Jesus, que nao se importou em se humilhar, assumir a forma humana, vir a Terra , sofrer e se entregar ate morte de Cruz , por amar. Por isso talvez alguns nao consigam suportar a cruz, porque a cruz para alguns glorifica o sofrimento, e isso nao seria bom para as pessoas. 
Afinal, amor e sofrer nada  podem ter a ver?! Lendo os evangelhos percebemos que  Jesus nao negou o sofrimento e por isso foi mais humano e mais real que Buda, por exemplo. Buda evitava o sofrimento para si mesmo e com isso negava para si próprio a alegria, ele se mantinha distante do sofrimento e das emoções, nao sendo portanto verdadeiramente humano.  Jesus foi experimentado no sofrimento (Isaias 53.3).  Percorreu todas as situações humanas de sofrimento : solidão, abandono, condenação, rejeição, ofensas, incomodo, desnudamento, transpassamento e crucificação . E Ele nao retrocedeu, a forca dele era o amor. 
Isso nao quer dizer que Jesus nos chama a um comportamento masoquista, pelo contrario, nos fortalece a permanecer em fé mesmo quando perseguidos e atacados, na nossa dignidade como pessoas humanas e a continuar a amar e sonhar mesmo quando o mundo hostil insiste em nos tirar a esperança. 

A palavra viva de Deus diz em 1 corintios 13.4:8 que o amor tudo crê, sofre, espera e suporta. O amor confia, passa por tudo mas prevalece, nao é imediatista. O amor nao busca seus próprios interesses, antes se importa com o outro primeiro, busca o melhor para o próximo. O amor nao se irrita, é benigno, nao suspeita o mal, só quer o bem, o amor jamais acaba. A palavra diz ainda que o amor cobre uma multidão de pecados( 1pedro 4.8), sendo assim o amor torna possível o milagre do perdão. 

Ha varias qualidades humanas capazes de ajudar a causar união entre as pessoas, como falar a mesma língua, acreditar em princípios semelhantes, ter personalidades parecidas, participar da mesma igreja, mesmos interesses profissionais...mas temos graus diferentes de afinidades ate mesmo com os que temos semelhanças . O amor é o único capaz de unir perfeitamente todas as coisas ( Colossenses 3.14). Ate mesmo pessoas tao diferentes, ate mesmo as que tem afinidades só serão perfeitamente unidas se o vinculo for o da perfeição : o amor. Esse amor é o que nasce  de um coração de Deus. Porque o amor cristao, nascido e recebido de Cristo, nao é humanamente egoísta , mas divinamente dadivoso . Amor que brota num coração que um dia recebeu o favor imerecido de Deus, sua graça manifestada na Cruz. Esse coração sabe dar sem esperar receber, pois lembra que nao merece nada do que recebeu de Deus. Por isso a biblia afirma que Deus quer que amemos nossos inimigos, se Ele diz que é possivel, é porque ao Cristao é possivel amar quem nao nos quer bem. 
Portanto nao nos enganemos. O único amor que causa saúde e funcionalidade em todos os relacionamentos é aquele que recebemos de Deus e compartilhamos com os outros. Portanto nao há como amar verdadeiramente sem conhecer a Deus, porque Deus é amor. 

Em cântico dos cânticos esta escrito: pois o amor é tao forte quanto a morte. (v 8.6).
Ai estão as duas maiores forcas da natureza: amor e morte. Como o tempo é precioso. Com ele a gente aprende, reaprende. E ninguem melhor do que Aquele que esta além do tempo pois é Deus eterno, mas que se prendeu no tempo, pois se fez homem, e que tambem é o proprio amor,  para nos fazer aprender e sentir o amor na forma mais plena, forte como a morte.
Essas palavras caracterizam o amor conjugal como a forca mais poderosa, irresistível e invencível  da experiência humana, e é com essas declarações que o livro de cânticos atinge o ápice literário e revela seu propósito. Assim como a sepultura leva definitivo o corpo, tambem o amor nao entregara a pessoa amada, pois o amor verdadeiro os leva a se tornarem um só. O amor verdadeiro ninguem pode deter, pois quem pode deter a morte?
Mais a frente no versiculo 6 ainda,  o autor de cânticos compara o amor com fogo ardente e diz que sao labaredas do senhor. Essa expressão no hebraico transmite a ideia de uma chama muito intensa, dando a entender que o Senhor a acendeu. O senhor acende o fogo do amor em nós, o fogo de Deus que aquece e da conforto.
Ele diz ainda que nem as muitas águas conseguem apagar o amor, fazendo referencia as águas primevas que os povos do antigo Oriente consideravam ameaça . Contra o verdadeiro amor, nada há de prevalecer. 

Deus é amor. Deus quer  nos ensinar a amar. Como? Para uma semente germinar é preciso morrer. Assim o verdadeiro amor para brotar e nascer é preciso ser provado e aprovado pelo fogo, para nos refinar e nascer no coração do homem como metal precioso. 
Sera que é facil amar? Nao é facil mas é possível.  Chego a pensar que Talvez tenhamos ganhado vida somente para aprender a AMAR. 
O amor é um dos frutos do espirito santo de Deus em nós, crentes em Jesus. E é no relacionamento com o outro que Deus aperfeiçoa o amor em nos. O verdadeiro amor opera em nós transformação. Deus usa a vida de outra pessoa para nos transformar, nos refinar, nos lapidar. Sairmos do centro e doamos o centro no nosso viver a outra pessoa.
Quando desistimos, nao experimentamos o poder do amor. Quando Deus que é o próprio amor nos da um amor, ele faz com que esse amor seja grande e forte, de forma que sele nossos corações para que nada possa ultrapassa-lo. 

Que Deus nos leve a viver um amor mais real e humano e que possamos dizer como Paulo no livro de 1 corintios 13.11 " quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino, quando me tornei homem deixei para tras as coisas de menino." E que possamos deixar o Senhor da vida, o Deus que é amor , atraves dos Seus caminhos mais altos que os nossos fazer brotar o amor que nunca perece, que nunca acaba, para nos dar o fim que desejamos.