quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Cristão pode ou não julgar? O que é julgar?


Hoje acordei e como de costume sempre que consigo ( digo isto pois tenho um bebê e quem é mamãe sabe do que falo) leio e medito na Bíblia. Acho tão lindo o falar de Deus com a gente... eu estava lendo um estudo sobre “ despertar”, e um trecho da palavra que falava que temos a mente de Cristo . E nesse momento o Espírito Santo trouxe a minha mente a palavra julgar e seu real significado. Sempre tive minhas dúvidas sobre o que Jesus condenou a respeito dos fariseus que julgavam e na palavra diz: não julgueis para que não sejam
Julgados ( Mateus 7.1-5). Sempre quis entender bem. Muitas vezes quando tentei direcionar alguém e chamar a atenção para não se desviar da vontade de Deus, como faço comigo mesma, ouvia: “não julgue ! “  Confesso que me irava por dentro porque apesar de desconhecer seu significado real, revelado por Deus, me deixava triste porque eu sabia que o que eu estava fazendo não era o julgar no sentido que a pessoa me retribuía. 

O Julgar que não podemos é aquilo que trás peso e condenação, é um apontar a falha acompanhado de um “você não tem jeito” “daí pra pior”, ou seja, sentenciar a pessoa , determinar algo sobre o presente e o futuro. Isso é julgar pela aparência, pelo que se vê, e não aos olhos da justiça de Deus, olhando para Jesus e Seu amor pelas pessoas. A palavra de Deus mais uma vez fala sobre isso nesse trecho:  “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça. – João 7:24” . 
Muito  diferente da exortação/julgamento feita com amor e verdade trazendo a palavra de Deus as pessoas, trazendo leveza, libertando com a Cruz e o amor de Deus e mostrando o que Deus sonhou pará nos , uma vida dirigida pelo espírito fazendo a vontade de Deus e feliz de verdade. Portanto ensinar a pessoa a andar na vontade de Deus, lhe mostrar o caminho certo com amor não é julgar como alguns interpretam a palavra. Julgar nesse sentido é uma atitude sem amor de condenar que trás peso e sentimento de derrota e não leva a arrependimento e sim a mais pecado e tristeza. 
Exortar e julgar que é dever do cristão é chamar a atenção das pessoas a luz da palavra de Deus para seu reino e sua verdade que nos trás tanta alegria . É difícil ser exortado. Mas não caia na armadilha de interpretar exortação de alguém que te ama com julgamento condenatório . A Bíblia diz que aquele que “aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.” (Provérbios 15:32)

São coisas bem diferentes. Julgamento que Jesus não aceita não é motivado por amor mas sim por orgulho, altivez, sentimento de superioridade e não leva a arrependimento e verdade , mas a condenação e mentira. É aquele praticado por quem ainda não se enxergou olhando para si mesmo a luz da Cruz que mostra como somos falhos e precisamos de salvação. É aquele que julga sem se enxergar e condena sem ter sido redimido. É hipocrita porque por dentro não se arrependeu e julga os que estão em mesma situação.

A finalidade da exortação ou mesmo julgar no sentido de discernir sobre comportamento de outro é totalmente permitido na palavra de Deus,  com a finalidade de se fazer enxergar que o nosso pecado Jesus pagou o preço com Cruz e que podemos seguir um caminho igual ao Dele. (1 coríntios 5.3; 5.12; 6.2; 6.3; 6.6).  Porque Cruz? Porque não poderíamos nos livrar desse peso por si só. Ele mostrou que éramos cegos achando que viver satisfazendo a carne e seus desejos, era engano, prazer momentâneo e que viver direcionado pelo espírito e pela sua palavra valia a pena, se buscarmos viver a luz da palavra experimentaremos alegria verdadeira. A alegria de sermos filhos de Deus! Esse mundo passará e em breve a verdadeira vida se manifestará. Quero estar com ele, no caminho e no fim dele, e você? Não se deixe enganar , aceite a boa exortação e repreensão feita pelo amor e para que você alcance paz e vida! Meu desejo é que você viva vida abundante em Cristo e que assim ele te capacite para julgar todas as coisas a luz de sua palavra verdadeira. Deus te abençoe!