sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Então é Natal



Qual o verdadeiro significado do Natal?
Comemora-se o nascimento de Cristo ...sim...e?!

Nesta época muito se fala do nascimento fisico de Jesus, mas ha um algo mais que isso, existe um motivo de alegria maior quando entendemos a razao pela qual o filho de Deus veio ao mundo. 
Entao porque isso tinha que acontecer? A bíblia nos fala da necessidade de um Salvador para o mundo. Deus fez uma promessa a Adão e Eva por ocasião da queda no ato de desobediência a Deus no jardim do Éden.  Uma promessa de redenção cujo cumprimento anularia todos os efeitos negativos do pecado sobre a humanidade. O cumprimento dessa promessa é importante para todos nós. Pela queda passamos a andar no caminho da ilusão, do engano e do erro. Em Jesus Cristo somos trazidos de volta ao caminho da verdade que conduz à vida.

Nesta época do ano os cristãos genuínos se alegram em Cristo Jesus pois seu nascimento , sua vida e sua morte fez possível que o próprio Deus , na pessoa do Espirito Santo , habite em cada um de nós. Ele mesmo declarou: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14.23)

Por ocasião do nascimento de Jesus um anjo deixou uma mensagem especial aos pastores de Belém, uma mensagem de interesse universal: Em Lucas 2.10 lemos assim: "Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor"

Entao a vinda de Cristo ao mundo é a melhor de todas as noticias, a expressao máxima do amor de Deus por um mundo perdido, o movimento de Deus para nós!  Em 1 João 4.9 Lemos: " nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos." A morte espiritual tinha entrado no mundo por Adão e Eva. Morte espiritual é separação de Deus. Pois a biblia diz que Ele É. Ele É. Fora Dele nao há nada. Por isso enquanto estamos separados de Deus sentimos um vazio tao grande. Precisamos de salvação! 
Mas a fonte de vida eterna já estava a caminho, Deus nao deixaria de cumprir sua promessa, pois é um Deus fiel e apaixonado! 

Sim,  podemos dizer que o nascimento de Jesus é o maior presente de Deus para a humanidade. No livro de João 3.16 podemos ler:" porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu unico Filho para que todo aquele que Nele crer nao pereça ,mas tenha vida eterna." De tal maneira! Um Deus loucamente apaixonado!! Que amor !!! Ele nos amou primeiro! Ele nos ama antes de nós acordarmos para Seu amor! Ele nos quer! 

E nasceu Jesus. Sabemos que foi em Belém da antiga Judéia. Em Mateus 2.6 está escrito: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o guia que há de apascentar o meu povo de Israel.” Ele veio também para apascentar, ou seja, alimentar, nutrir o Seu rebanho. 

E pastoreou....a palavra de Deus diz assim também sobre Jesus: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10.38); “E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, E dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. (Lucas 4.17-19)

Jesus nao foi concebido de forma natural. O profeta Isaias recebeu esta revelação de Deus: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” (Isaías 7.14); Emanuel, Deus conosco! 
Um anjo disse a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1.35)

Jesus Era homem e Era Deus mas possuía uma humildade incomparável. “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10.45); “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2. 8)

Natal é, portanto, reconhecer o que Deus fez por nós, como Ele providenciou em Cristo o resgate de nossas almas do poder do pecado e da morte espiritual. Sua presença é a nossa maior necessidade!!! É isso que sua alma tem sede!!! Ele disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6.35); “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20 ) .O Senhor deseja entrar, saciar e ter intimidade conosco! 

A vontade de Deus é a nossa salvação. Mas será que compreendemos o verdadeiro sentido da vinda de Cristo ao mundo? Será que o mundo entende assim? Como Deus vê a maneira que muitos celebram o nascimento do Salvador do mundo? Sera que Ele tem se alegrado com o seu Natal? 

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Depois foi transformado em Santo pela igreja catolica, pois pessoas relataram vários milagres atribuídos a ele. 
E associaram sua imagem ao Natal. Que coisa...É o caminho do engano, da ilusão , tentando tirar talvez o foco da verdade do Natal. 
A verdade é que o que Cristo fez na Cruz é eterno . O que Cristo trouxe nao foi um saquinho de moedas , foi salvacao eterna, vida abundante. O maior dos milagres Ele , Cristo Jesus veio trazer para nós atraves da sua vida: reconciliação com Deus!  E nós só precisamos aceitar. Nao há nada que façamos para merecer, é graça! 


Paulo escreveu assim aos efésios: “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” (Efésios 5.17-19). É isso que Deus deseja fazer nascer do coracao do homem. Ele quer te fazer nascer de novo do espirito, um novo homem/ mulher, livres para adora-Lo.

O natal portanto lembra o maior presente que já recebemos nesta vida : a salvação em Cristo! Você já tomou posse desta bênção? O presente já foi dado, agora o movimento deve ser seu. Abra-O. Aceite Jesus, o presente de Deus. Fale com Deus. Diga que voce talvez nao saiba por onde começar, mas que voce deseja que a presença de Jesus venha te trazer a vida verdadeira que sua alma tanto deseja. Só Nele há vida! 

Desejo que o seu Natal seja um feliz Natal, cheio de sentido e de verdade,  da alegria e da paz que só o Senhor Jesus pode dar. 


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Crescendo no amor


No livro de 1 João 4.18 esta escrito: No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Se o medo se apodera de nós de modo a nos paralisar, há algo errado. Ainda não compreendemos o amor em sua plenitude, nem fomos totalmente preenchidos pelo mesmo, ao contrário, temos permitido que o medo lance fora o amor que foi, e continua sendo, despejado sobre nós.

Talvez você precise lutar para sentir esse amor; lutar contra você mesmo, contra o seu coração enganoso, contra seus pensamentos, contra a sua própria natureza, afinal, o amor não vem do homem, o amor vem de Deus, aquele que é o próprio amor.

 O antídoto para o medo é conhecer o amor em sua totalidade, o amor sendo aperfeiçoado em nós diariamente e constantemente.

Para que esse amor seja revelado a nós em sua completude, é necessário que façamos um exercício diário: “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” II Coríntios 10.5

Quando o medo se apoderar de sua mente através de pensamentos negativos e contrários à vontade de Deus, confronte a si mesmo e, no poder de Deus, subjugue-o e saia vitorioso. Use suas armas espirituais transformando-as em ferramentas eficazes contra a covardia gerada pelo medo. Seja forte e corajoso. Todo medo foi vencido e derrotado por Cristo Jesus.

A cruz foi por amor, e no amor não há medo.

Não deixe que o medo te paralise, mas renuncie-o declarando que você quer viver a plenitude do amor que lhe foi conquistado por meio da figura de Jesus na cruz.

Grandes coisas estão por vir. Creia e receba pela fé no nome de Jesus!!!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como entender a fidelidade de Deus em dias de infidelidade?

Como entender a fidelidade em dias de infidelidade?

"Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel". Deuteronômio 7:9.

Deus é fiel. Essa frase esta muito presente no dia a dia do cristão, seja estampada em camisas, nos adesivos dos carros, em letras de louvores...
No entanto, parar para pensar e tentar alcançar a fidelidade de um Deus, em dias que a infidelidade é uma das caracteristicas que se sobressai nas sociedades, não é algo tão simples assim, concorda? Quem nunca sofreu nas mãos de homens infiéis? Infidelidade no setor empresarial tem levado empresas muitas vezes a falência;  Há infidelidade na politica, com promessas quebradas com mais facilidade que foram feitas; Também no setor social ela chegou, onde os sagrados laços do matrimonio são rompidos com a facilidade de quem joga fora objetos sem mais valor; E infelizmente, infidelidade no setor religioso, onde multidões que professam crer em Deus e na Bíblia, ignoram grandes porções dela, classificando como antiquadas, buscando justificativas incabíveis para sua infidelidade a Palavra de Deus e sem alcançar que com sua infidelidade a Deus, destroem a si mesmos.

Homens nos decepcionam por sua falta de fidelidade. Mas podemos olhar alem das ruínas causadas pela infidelidade dos homens e avistarmos UM que é grande e incomparável em fidelidade. E hoje quero convidar você a fazer um mergulho no FIEL.

Fidelidade é a qualidade de quem é fiel, significa lealdade, constância, firmeza nas afeições, nos sentimentos, perseverança. A fidelidade é uma perfeição em Deus, ela pertence a Deus, e pela qual Ele é fiel a Sua palavra e a todos os seus concertos. Deus nunca quebra um contrato consigo mesmo nem com suas criaturas. O que Ele propôs, isto fará; e o que Ele prometeu, isto executará. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Hebreus 10.23

A fidelidade de Deus é uma verdade pratica ao crente. Ela é um dos atributos de maior conforto e doçura. É travesseiro para a cabeça cansada, estímulo ao coração que desfalece e apoio para os joelhos fracos. Em todas as exigências da vida, podemos contar asseguradamente com Ele. Ele nunca decepcionará a alma que confia. Sua fidelidade nunca falhará. A fidelidade de Deus, juntamente com Seu imenso poder é nossa esperança eterna.

Mas a pergunta é: Deus continua sendo fiel quando o dia mal chega? podemos ver a fidelidade de Deus na dor e sofrimento? Como enxergar a fidelidade de Deus em meio as noticias ruins e as perseguições?

A fidelidade de Deus não é um estado, faz parte da essência Dele. No dia mal, no dia bom, Ele é imutável. A finalidade do Senhor é fazer com que alcancemos a estatura de Cristo, fazer com que voltemos a Sua imagem e semelhança. "Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." Efesios 4.13. O Senhor nos exorta a nos revestirmos da armadura espiritual e a nos manter firmes (Ef. 6:13). Ele também nos conclama a dar-lhe graças ‘em tudo’ (I Tess. 5:18), pois a Sua vontade é a nossa santificação (I Tess. 4:3).

Amados(as), no dia mal, crer na fidelidade de Deus sustentará a nossa fé e nos encherá de consolo, pois por Ser Fiel, Ele prometeu não nos provar acima do que possamos suportar (I Co. 10:13); Ele prometeu estar conosco todos os dias (Mateus 28:20); Ele manifestará o Seu poder em nossas fraquezas (II Co. 12:9); Sempre nos consolará (II Co. 1:3-4); Renovará nossas forças (Isa. 40:29); Será o nosso ajudador em qualquer momento (Hb. 13:6); Será socorro presente na angústia (Sl. 46:1); E no final de tudo, irá nos receber em Sua glória, quando este ‘tabernáculo terrestre’ se desfizer (II Co. 5:1).

Sim, eu amo O Fiel! Eu amo Aquele que me faz experimentar e viver a maior fidelidade, pois que é eterna! Ele não me prometeu um caminho em que aflições e dores de infidelidades não existiriam (joão 16.33), mas me prometeu descanso em Tua presença, e que eu posso sim me alegrar nos tempos de aflição, confiando em Sua fidelidade (“Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja."Salmos 37:04). Um dia toda alegria e toda tristeza desta vida passarão. A beleza da glória do Senhor apagará toda nossa memória destes dias, que serão apenas passado. Neste dia provaremos mais ainda da fidelidade de Deus, pois enquanto hoje nos diz ‘não se turbe o vosso coração e nem se atemorize...’, amanhã estaremos desfrutando da morada na casa do Pai (João 14:1-2).

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo. "(Filipenses 1:6)